SPL-Arquitectos

CASA FI

 

CASA FI

PROJETO

 

SPL ARQUITECTOS, LDA.

PAULO LUCAS

AUTOR

 

PRIVADO

CLIENTE

 

LAGOA DE ALBUFEIRA

LOCALIZAÇÃO

 

235.00 m²

ÁREA DE CONSTRUÇÃO

 

JULHO – 2021

DATA

 

NOBRE EQUAÇÃO, LDA.

ENGENHARIA

 

SPL ARQUITECTOS, LDA.

3D

 

DESCRIÇÃO

O presente projeto resulta de um conjunto de fatores determinantes, nomeadamente as características do local, a envolvente, a exposição solar, bem como a necessidade de responder às necessidades e desejos dos futuros habitantes e à forma como estes irão usufruir dos espaços.

Tanto a implantação da moradia como a sua organização espacial tiveram em conta as distâncias definidas no loteamento, mas também a necessidade de criar privacidade e uma boa exposição solar, razão pela qual optou-se por recuar a moradia na zona norte, reservando uma área mais aberta e iluminada a sul.

Considerando a generosa área do terreno e a sua frente para a rua, foi possível desenvolver a moradia num único piso, tornando os espaços interiores mais fluidos e com uma relação direta e constante com o jardim. A configuração em U permite criar um espaço exterior mais privado, voltado para os espaços de maior permanência, como sala de estar, cozinha e os três quartos, aproveitando a relação direta com o jardim e a piscina, com excelente exposição solar e algum nível de privacidade.

O acesso ao terreno faz-se pelo lado Este, junto à garagem, criando um único acesso comum, automóvel e pedonal, libertando o restante pátio para jardins e áreas de lazer. Na entrada da moradia, numa zona mais recuada, propõe-se um pátio exterior que traz luz indireta ao espaço, reforçando a forte ligação entre exterior e interior.

A fachada norte é mais fechada, embora na zona de refeições tenha sido aberta uma grande abertura para receber luz indireta do norte, estabelecendo continuidade visual entre o jardim posterior e o jardim principal.

Para criar algum ritmo volumétrico, decidiu-se elevar o volume central da sala e cozinha, em relação aos dois volumes laterais onde se situam os quartos, cuja horizontalidade é demarcada pela sombra do corpo central que liga os três volumes.